
Gui Bonsiepe (nascido em Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é um designer formado pela universidade de Stuttgart e pela Hochschule für Gestaltung, de Ulm, onde leccionou até 1968, altura em que a escola fechou. Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina. O seu vasto conhecimento sobre o design na América Latina fez com que Bonsiepe se tornasse um especialista sobre o papel do designer em países periféricos.
Eis algumas das ideias mais marcantes de Gui Bonsiepe:
Acerca do desenho industrial: O desenho industrial é uma actividade projectual, responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético-formais de um produto, ou sistemas de produtos, para fabricação em série. É parte integrante de uma actividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. A sua maior contribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto, compatibilizando exigências técnico-funcionais com restrições de ordem técnico-económicas.
(Gui Bonsiepe, 1982)
Acerca do design: O design é o domínio no qual se estrutura a interacção entre usuário e produto, para facilitar acções efectivas. Design industrial é essencialmente design de interfaces.
(Gui Bonsiepe, 1992)
Acerca da comparação (Design-Arte): Design não é e nem será arte. Não há justificação para uma interpretação do design como uma actividade artística, supostamente intuitiva. A arte, através dos seus arquétipos há muito hegemónicos (pintura, escultura, desenho etc.), não é a única possibilidade da experiência estética. O mundo do design está ligado ao da estética, mas não necessariamente ao da arte.
SUCESSO
ResponderEliminarSAlomão